Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Ramphastidae
 Vigors, 1825
Espécie: P. aracari

Nome Científico

Pteroglossus aracari
(Linnaeus, 1758)

Nome em Inglês

Black-necked Aracari


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Araçari-de-bico-branco

O araçari-de-bico-branco é uma ave piciforme da família Ramphastidae. Conhecido também como camisa-de-meia, araçari-culico, culico (Minas Gerais), tucano-de-cinta, araçari-da-mata e araçari-minhoca (Rio de Janeiro).

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) pteros = pena, asa; e glössa = língua; pteroglossus = com língua emplumada e do (tupi) arassari, aracari = palavra indígena tupi que significa pequena ave brilhante (como o dia). ⇒ Pequena ave brilhante com a língua emplumada.

Características

Este araçari mede entre 43 e 46 centímetros de comprimento e pesa entre 177 e 325 gramas.
É identificável pela maxila branca, que contrasta com a região de baixo do bico, que é negra. Possui a região da barriga amarelada, transpassada por uma faixa vermelha na região mediana, e coxas verde-oliva, o que o diferencia das outras espécies do seu grupo.

Subespécies

Possui três subespécies reconhecidas:

Piacentini et al. (2015); Clements checklist (2014).

Fotos das subespécies de (Pteroglossus aracari)
(Ssp. atricollis) (Ssp. aracari) (Ssp. wiedii)

Alimentação

Alimenta-se de coquinhos e frutos (Ficus, Virola, Oenocarpus, entre outros) , artrópodes e pequenos invertebrados. As espécies vegetais que o araçari mais gosta são a palmeira-juçara (Euterpe edulis, Arecaceae) e as canelas

Reprodução

O araçari choca os ovos por cerca de 16 dias. Os filhotes crescem devagar, deixando o ninho com mais de 40 dias. Para alimentar os ninhegos, o casal é auxiliado pelos filhotes do ano anterior. Assim, caso um casal não produza descendentes em um determinado ano, no ano seguinte terá dificuldades para fazê-lo, tendo que suprir sozinho as necessidades nutricionais dos ninhegos, além de lhes garantir proteção.

Hábitos

Habita a copa de florestas altas de terra firme, várzeas e igapós, tanto no interior como nas bordas. Frequenta plantações como a de mamão, e fica perto de árvores frutíferas da mata. Geralmente ocorre em altitudes baixas, a 500 m, porém já foram observados indivíduos ao Sul da Venezuela, a 1000 m; em altitudes maiores, é substituído por P. pluricinctus. Vive normalmente em grupos com cerca de 10 indivíduos ou mais, voando em fila indiana através de clareiras na floresta. Evita tucanos maiores (Ramphastos). É importante dispersor de sementes, assim como outros tucanos.

Distribuição Geográfica

Toda a Amazônia brasileira, nordeste, leste e sul do País, até Santa Catarina. Encontrado também nas Guianas e Venezuela.
Antigamente era comum na faixa costeira (Rio de Janeiro etc.), porém hoje está em vias de extinção na maioria destes locais. Permanece comum na Amazônia.

Referências

Consulta bibliográfica sobre as subespécies:

Galeria de Fotos